Olá!!!
Olá pessoal meu nome é Fransuá sou músico aqui de Campo Grande e apresento-lhes meu blog. Embora seja simples esse blog foi feito para vocês se divertirem e passarem o tempo, portanto desejo que vocês Sejam Bem Vindos

sábado, 1 de setembro de 2007

Conheça as tecnologias do futuro da banda larga

Confira algumas das tecnologias que serão utilizadas no futuro para transferir informação digital a toda velocidade.

VDSL2
Do ADSL, com limitações de 8 Mbit/s, passou-se ao ADSL2 e ao ADSL2+, que subiram a taxa de transferência máxima a 24MBit/s. O passo lógico seguinte é o VDSL2, que permitirá, teoricamente, chegar a 250 MBit/s, ainda que a largura de banda real vá depender da distância da central. Assim, a 0,5 Km a velocidade será de 100 Mbits/s, e a 1 Km será reduzida a 50 MBit/s. A partir desta distância, a diminuição de velocidade é menos brusca, chegando a níveis parecidos às do ADSL2+ a 1,6 Km.

BPLA
"Broadband over Power Lines" ou Banda larga sobre Linhas Elétricas é uma aplicação de um conceito mais geral conhecido como PLC (Power Line Communications) e pensada especificamente para levar Internet às casas através do mesmo cabeamento que se utiliza para a corrente elétrica.

Estratélites
Outra solução para zonas isoladas vem das alturas. Hoje em dia existem soluções de Internet através de conexões via satélite, mas consistem em uma antena receptora, requerindo uma conexão telefônica para enviar informação. Além disso, colocar um satélite em órbita é muito caro, e os tempos de trânsito do sinal são longos (para o que estamos acostumados nas conexões à Internet terrestres).

WiMax
As tecnologias sem fio atuais que permitem conexão à Internet, Wi-Fi e UMTS/HSDPA, cumprem à perfeição sua incumbência, mas têm uma limitação fundamental: o alcance. Para obter conexão de qualidade suficiente como para dispor de toda largura de banda disponível, devemos estar bastante próximos do repetidor, assim sua funcionalidade se vê significativamente reduzida.

FTTH
"Fiber To The Home", ou Fibra Óptica até a Casa, é uma nova aposta e consiste, como o nome indica, em fazer uma instalação de fibra óptica desde os nós de distribuição até as casas, quer seja mediante conexões ponto a ponto ou com cabeamento compartilhado por mais de um usuário.

0 comentários: